Beabá da Casa Nova – imovelclass.com.br

Vamos continuar conversando?

Que tal renovar o sofá ao invés de comprar um novo?
10/08/2012

O tecido está desgastado, o assento afundado, mas a estrutura do sofá é boa? É um bom começo para você pensar em reformar o seu sofá. Em muitos casos é melhor optar por uma recuperação a comprar um sofá novo.

Primeiro é importante saber da qualidade: se a estrutura for resistente, não tenha dúvida de que vale a pena!

Os mais antigos, por exemplo, são feitos com madeiras resistentes, como a peroba rosa, coisa que não existe mais no mercado. Hoje, as estruturas são de pinus, madeira bem mais frágil, que não suporta ser desmontada e remontada.

O próximo passo é se preocupar com o profissional que vai recuperá-lo.

Escolha um bom profissional

Com a ajuda de um bom tapeceiro é possível deixar o sofá novo. Para isso busque referências e converse com pessoas que já utilizaram o serviço de tapeçaria, afinal de contas, a reforma de móveis é algo artesanal que requer conhecimento e experiências no ramo.

Como saber se a estrutura do móvel é boa?

Para analisar a estrutura do sofá – e garantir que a reforma com a troca do tecido e espura irá resolvero seu problema – você pode pedir a ajuda do seu tapeceiro.

Os sofás feitos com madeira como peroba rosa são mais resistentes, e os feitos com madeira pinus são mais frágeis e não suportam ser desmontados. Por isso, quando comprar um sofá novo, veja qual a madeira usada, pois assim será mais fácil fazer uma reforma futuramente.

Qual tecido escolher?

Na hora de escolher o tecido para o sofá, não há muitas regras, mas deve-se levar em consideração a durabilidade, decoração da sala, cor e textura.

Os tecidos mais indicados são:

Lã e Algodão
Duram mais quando misturados como poliéster e nylon.

Microfibra
É mais durável, de fácil limpeza e não mancha.

Couro natural
Tecidos de couro natural são mais macios e mantêm a temperatura.

Couro sintético
Conhecidos também como ecológico é mais baratos, porém, estragam com facilidade em contato com o ácido úrico do suor humano.

Chenille

Compostos por algodão e poliéster, possuem uma face macia, de fácil limpeza e manutenção e são resistentes e duráveis.

Além do tecido, é indicado trocar as espumas desgastadas. A cor do sofá deve harmonizar com a decoração, lembrando que cores claras dão amplitude ao ambiente e cores escuras diminuem o espaço.

Se você está cansado do seu sofá ou poltrona e não quer comprar um novo, que tal uma reforma? :)

Deixe uma resposta