Beabá da Casa Nova – imovelclass.com.br

Vamos continuar conversando?

O passo-a-passo de pintar paredes
03/05/2012

Para um bom serviço de pintura é importante saber como escolher o material, definir os produtos e preparar a parede.

Erros na preparação da superfície podem causar problemas como:

eflorescência – formação de manchas esbranquiçadas devido ao reboco úmido
saponificação – manchas causadas pela reação da tinta com a cal e pelo cimento do reboco
desagregação – pintura e reboco se soltam
descascamento ou calcinação
formação de bolhas
aparecimento de manchas
fissuras e trincas.

Se houver manchas por infiltração, verifique a causa e faça a impermeabilização. Antes de pintar, espere a umidade secar, limpe a área com solução de água e água sanitária e aplique um fundo preparador.

Em ambientes internos podem ser aplicados os três tipos de tinta látex – Econômica, Standard e Premium. O acabamento – fosco, acetinado ou brilhante – depende do usuário, mas tintas brilhantes são, em geral, mais resistentes. Confira no rótulo da lata informações sobre indicação de aplicação, preparação da superfície e tipo de tinta, além da data de validade.

Pincéis e trinchas são usados para recortes e acabamentos e têm numeração indicando diâmetro ou largura. Ao escolher, dobre as cerdas. Se voltarem à posição inicial, os fios não se soltarão durante a pintura. Para áreas grandes, use rolos, de lã de carneiro ou sintética. Para acabamento, use rolos de lã de pelo curto. Ao escolher, aperte com força. Eles devem voltar à posição inicial. Umedeça-os levemente em água antes do uso. Veja os passos para pintar uma parede.

Cálculo da quantidade de tinta

Para calcular a quantidade de tinta, é preciso saber a taxa de cobrimento, informada no rótulo da lata. Normalmente, o rendimento gira em torno de 40 m²/ demão/galão, ou seja, um galão de 3,6 l cobre, com uma demão, 40 m² de parede. Para saber o tamanho da área a ser pintada, multiplique a altura pela largura de cada parede e some os resultados. Como exemplo, considere uma sala com as seguintes dimensões:

Sala = 5 m x 4 m
Pé-direito = 3 m
Vamos calcular a área total das
paredes. Assim:
AT = (A parede 1 x C parede 1)
+ (A parede 2 x C parede 2) +
(A parede 3 x C parede 3) + (A
parede 4 x C parede 4)
Sendo que:
AT = área total
A = altura
C = comprimento

Voltando à sala do exemplo:

AT = (3 x 5) + (3 x 5) + (3 x 4) + (3 x 4)
AT = 54 m²

No entanto, para calcular a área a ser pintada é preciso descontar a área dos elementos que não são pintados, como portas e janelas. No exemplo em questão, esses são os tamanhos dos elementos:

Área da porta de entrada:
0,60 m x 2,10 m = 1,26 m²

Área da porta da varanda:
1 m x 2,10 m = 2,10 m²

Área a ser descontada:
3,36 m²

Logo:

Área a ser pintada = 54 m² – 3,36 m²

Área a ser pintada = 50,64 m²


Considerando 5% de desvio, serão necessários entre 2,3 e 2,6 galões para pintar a sala com duas demãos de tinta.

Considerando duas demãos, é preciso tinta suficiente para cobrir 101,28 m² de parede. Para calcular quantos galões serão necessários, vamos considerar que cada galão cobre 40 m². A conta a ser feita é uma regra de três simples. Acompanhe:

1 galão = 40 m²
x galões = 101,28 m²
40 x = 101,28
x = 101,28/40
x = 2,5 galões

Passo-a-passo:

1. Materiais e EPIs: Tinta, fundo preparador, massa regularizadora, solvente, rolo, pincel, trincha, bandeja, lixa, espátula, fita crepe, pano para limpeza, lona ou jornal para forrar, luvas, máscara, capacete e óculos. Dependendo da altura é necessário escada e extensor de rolo.

* Dica: se for no ambiente externo retire folhas de janelas, portas, batentes, espelhos de tomadas, pregos. O que não puder ser removido deve ser protegido com fita adesiva. Forre o piso com plástico, jornal ou papelão. Evite dias chuvosos ou com vento, temperatura muito baixa e umidade relativa do ar acima de 90%.

2. Para limpar manchas, esfregue um pano umedecido. Espere secar para pintar. Se a mancha não sair, verifique a causa do problema para evitar que ela volte a aparecer.

3. A superfície precisa estar seca e sem poeira, gordura ou mofo. Use massa corrida para corrigir imperfeições, como buracos e fissuras.

4. Retire o pó com um pano. Com o pincel, passe uma camada de fundo preparador em toda a extensão da rachadura. Como a massa absorve muita tinta, isso evita manchas. Aguarde secar.

5. Para uniformizar a superfície e melhorar a aderência, lixe depois que a massa secar.

6. Para aumentar a durabilidade da pintura, passe o fundo preparador em toda a parede para selar porosidades e uniformizar a absorção da tinta. Espere secar antes de pintar.

7. Antes de despejar a tinta na bandeja, mexa bem o conteúdo da lata, encostando o misturador no fundo.

8. Para diluir a tinta, use apenas água potável e limpa. Verifique a quantidade de água na embalagem. Para evitar desperdício, despeje a tinta na bandeja, coloque a água na lata e mexa soltando o resto de tinta que ficou no fundo.

9. Depois de despejar a água, misture novamente a tinta.

*Dica: Para economizar lixa e aumentar a firmeza ao segurar, o ideal é que ela fique do tamanho da sua mão. Dobre a folha em quatro partes, conforme mostrado.

Como dobrar a lixa

*Dica: Tome cuidado para não passar o rolo muito rápido, pois isso faz a tinta espirrar. Espere o tempo indicado pelo fabricante para que a tinta seque. Depois, aplique uma segunda demão em toda a pintura, reiniciando o trabalho pelos recortes. Por fim, se afaste da parede e verifique se há manchas.

10. Se houver muita tinta no rolo ou pincel, ela vai escorrer e manchar. Para retirar o excesso, após mergulhar o pincel raspe-o na borda da bandeja. O rolo deve ser pressionado contra a lateral.

11. Comece a pintura pelo encontro de paredes e teto ou cobertura, fazendo todos os recortes. Depois passe o rolo em zigue zague sem afastá-lo da parede, como se estivesse fazendo um grande M, W ou N. Preencha o espaço com movimentos verticais. No final, levante lentamente o rolo para não deixar marcas. Para evitar manchas, não interrompa o trabalho por muito tempo.

12. Resíduos de tinta devem ser devolvidos para a lata e encaminhados para locais que promovam a recuperação ou incineração de forma ecológica.

13. Para conservar os pincéis e rolos, após o uso retire o excesso de tinta passando-os em um pedaço de papel ou jornal. Se a tinta for à base de água, lavar em água corrente e com água e sabão.

*Dica final: A água deve ser descartada em ralos, tanques ou vasos sanitários. Com isso, ela irá para a rede de esgotos, evitando a contaminação de rios e córregos. Essa orientação, válida apenas para as tintas à base de água, é amparada por estudos técnicos realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).

Boa pintura! ;)

20 respostas para “O passo-a-passo de pintar paredes”

  1. Thais Nunes disse:

    Ola. Minha parede estava branca e agira quero colocar cinza escuro. Ja passei 4 de mãos de tinta e esta ficando toda manchada. Cada hora que passo a tinta fica pior. Eu dilui a tinta conforme a lata mandou. O que devo fazer para a parede ficar uniforme?

  2. NEO Pinturas
    Referência em pinturas de apartamentos em São Paulo.
    Pintura Comercial , pinturas residencial e apartamentos de alto padrão em SP.
    visite e saiba mais.
    http://www.neopinturas.com.br

  3. [...] de quantitativo de tinta a ser aplicado em uma pintura de parede com duas demãos na página: http://beaba.imovelclass.com.br/2012/05/o-passo-a-passo-de-pintar-paredes/) de tinta, o calculo do custo unitário desse serviço seria o total de HH desse pintor para a [...]

  4. Erica disse:

    Adorei as dicas! Para quem é leiga, como eu, cada dica é preciosa.

  5. minha tinta foi diluida com mais agia que o pedido como faço para ela ficar maos concentrada?? ela esta aguada e nao cobre facil?

  6. Andreia silveira disse:

    Ola! Ja dei 3 demaos de tinta em uma parede e nao consigo encobrir uma trinca na qual passei massa corrida. Mesmo tendo-a lixado, esta muito evidente! O q devo fazer? mais demaos de tinta ira encobri-la? Por favor,me ajudem! Obrigada.

  7. Jussara disse:

    Bem eu achei interessante só que não vi calculo para o forro? E daí quanto vai de tinta considerando que tenho que pintar o forro também…E os galões são 2 galões de 2,5 litros? Por favor me esclareça.

  8. Realizamos serviços de pintura residencial, pintura fina, industrial e restaurações. Nossa equipe esta capacitada e treinada para realizar o serviço em seu imóvel com a melhor qualidade, presteza e rapidez. Nós também oferecemos condições especiais e preços módicos seja na sua residência, prédio, comércio ou indústria. Realizamos pinturas texturizadas, grafiato, efeitos e acabamentos no design do seu imóvel, além disso serviços de restauração profissional, para museus e outros afins.
    SERVIÇOS PRESTADOS
    pintura residencial, pintura de casas, pintura de apartamentos, pintura escritórios, pintura alto padrão, massa corrida e pintura, pintura condominíos, pintura comercial, pintura profissional, pintura de empresa, pintor de acabamento, grafiato, textura, marmorização, massa corrida, pintura de portas e portões, pintura imobiliária, pintura de fachadas, pintura industrial, verniz.
    VISITE MEU BLOG COM FOTOS E VIDEOS:
    http://pinturapintor.blogspot.com.br/
    http://tokfinalarte.blogspot.com.br/

  9. Ivana disse:

    Olá, Minha parede está com tinta branco gelo e quero colocar branco branco… Posso usar uma demao de uma tinta branca de baixa qualidade para queimar a parede e depois vir com uma demão da tinta de melhor qualidade que tenho?

    • ImóvelClass disse:

      Olá! Obrigado por teu contato.
      No teu caso, é recomendado lixar a parede a ser pintada para tirar o máximo possível da camada de tinta velha, pois o acúmulo de camadas de tinta causará problemas de fixação e textura da camada branca que queres passar.
      Mais dúvidas, estamos à disposição.

  10. Felipe disse:

    Dei 3 demãos de branco em uma sala branca e ainda é possível ver marcas e riscos na parede. Dilui conforme a informação da embalagem e usei um rolo de pelo q acho curto. O que posso estar fazendo errado?

  11. cicero lopes do nascimento disse:

    A pergunta anterior é para pintura com pistola paint zoom. Obrigado

  12. cicero lopes do nascimento disse:

    Quero saber a proporção. Na mistura de tinta esmalte. E se é com agua raz ou tiner? resposta também Via email. Obrigado

    • ImóvelClass disse:

      Olá Cicero, obrigada por teu contato.
      Vamos te enviar a resposta para o teu e-mail, mas aproveitamos para responder tua dúvida aqui para ajudar outras pessoas que possam ter a mesma pergunta.

      Esta pistola para pintura possui especificações próprias para diluir a tinta pois é preciso verificar a viscosidade – a pistola trabalha com viscosidade de um índice de 25 a 50 segundos no máximo. (Para medir a viscosidade: mergulhe o copo de medidor de viscosidade no produto para enchê-lo. Cronometre o tempo que leva para escoar. Use essas recomendações, mas também consulte as informações do fabricante do material como guia para determinar a necessidade de mais diluente.)

      Para diluir comece com uma diluição de 10%. Encha um recipiente de um litro com a tinta que desejar usar. Tenha em mente de verificar se a medida do copo chega a um decilitro. Feche a abertura e coloque a quantidade de Thinner exigida. Adicione o Thinner à tinta e misture bem. Meça a viscosidade seguindo as recomendações acima. Se a pintura necessita ser mais diluída, dilua em mais 5% (meia medida do copo) e meça a viscosidade. Se a tinta ainda não atingiu a viscosidade ideal repita os passos de instrução até que chegue ao ponto certo.

      Esperamos ter ajudado.

  13. Luiz carlos disse:

    sempre que estou pintando depois da primeira mão aperece bolhas em alguns pontos.não sei ok fazer si devo remover na hora e deixar secar pra ver ok fazer?
    [ brigado por todas dicas]

  14. welvio disse:

    muito bom essi curso q esta ai,se podessi mim mandar mais pra eu ficar bem mais proficional eu ieria ficar muiti sastifeito com tudo isso rsr…
    vocês estão de parabens

  15. Suhayla El Orra disse:

    A matéria desenvolvida,explicando como aproveitar bem o serviço e a utilização dos materiais sem desperdício é ótima.Fácil entendimento e muito bem colocada,
    Parabéns pelas dicas.

  16. Carlos disse:

    Dicas de pintura

  17. Rubens Oliveira disse:

    Eu gostei, não fiz ainda a pintura, mas estão de parabéns por colocar esta matéria, é de fácil entendimento por quem quer ter uma noção sobre pintura.
    MUITO BOM!

Deixe uma resposta