Beabá da Casa Nova – imovelclass.com.br

Vamos continuar conversando?

Como um profissional autônomo pode comprovar sua renda?
07/12/2010
Sem categoria

Se você não é empregado com carteira assinada, pode ser um pouco trabalhoso comprovar a renda para obter crédito para um financiamento.

Afinal, como comprovar salário se você não é assalariado? É fato que todo mês você dá um jeito de pagar as contas. Mas como dizer (e provar!) isto para o banco?

Na hora de fazer uma simulação no site da Caixa, por exemplo, ao escolher a opção “autônomo“, as formas possíveis de comprovação de renda são:

- Contrato de prestação de serviços + recibos de comprovantes de depósitos
- Declaração do sindicato, cooperativa ou associação
- Decore com DARF (se o valor estiver acima do limite de isenção)
- Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)

Alguns pontos merecem atenção especial:

- RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo): consulte um contador (ou mesmo o Google) para saber quais impostos você deve recolher. E isso, em geral, depende do valor e da natureza do serviço prestado. Para o financiamento, o RPA só tem validade junto com as guias de recolhimento dos impostos.

- Declaração do empregador: por mais que as informações declaradas já estejam no seu contrato de trabalho, é preciso redigir um documento que define sem rodeios a natureza do serviço prestado, o local de trabalho, a remuneração, a carga horária dedicada ao serviço e um carimbo da empresa onde conste o CNPJ.

Uma resposta para “Como um profissional autônomo pode comprovar sua renda?”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Jucinara Schena, ImóvelClass. ImóvelClass said: No blog: Como um profissional autônomo pode comprovar sua renda para o #financiamento? http://bit.ly/gxkwvi #beaba [...]

Deixe uma resposta